Aguarde, carregando...

Esse conteúdo é exclusivo para associados ABOR.
Caso queira visualizar, faça seu login ou associe-se.

LoginAssociar-se
Voltar ao site

Reativação de Câmara Técnica, Ortodontia no SUS e formação de profissionais são temas abordados pela ABOR em viagem à Brasília

ABOR Nacional
Terça, 03 de Dezembro de 2019

A direção da ABOR esteve em Brasília nesta quinta-feira (28) em visita ao Conselho Federal de Odontologia - CFO, e aos Ministérios da Saúde e da Educação. O objetivo principal das visitas é acompanhar algumas ações já devidamente solicitadas e encaminhadas pela ABOR em assuntos de interesse dos ortodontistas e da sociedade em geral.

Na ocasião, o presidente da ABOR, Dr. Dennyson Holder e o tesoureiro, Dr. Hugo Cesar Marques aproveitaram a oportunidade para presentear as três instituições, CFO, Ministério da Saúde e MEC com a edição do livro alusivo aos 25 anos da ABOR, lançado recentemente no 12º Congresso Internacional da instituição.

No âmbito do CFO os diretores estiveram reunidos com o vice-presidente do Conselho, Dr. Ermensson Luiz Jorge para tratar de ações futuras relativas à recente reativação da Câmara Técnica de Ortodontia do CFO.

 

O segundo compromisso da ABOR em Brasília, foi com a Coordenadora-Geral de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, Dra. Rogéria Cristina Calastro de Azevedo. A reunião girou em torno da especialidade da Ortodontia no Sistema Único de Saúde - SUS. A coordenadora mostrou-se muita receptiva e a ABOR se colocou à disposição para auxiliar o Ministério da Saúde no que for preciso para o avanço e fortalecimento da Ortodontia no SUS.

"No que diz respeito a atuação da ABOR junto aos órgãos que estabelecem as políticas públicas de saúde, a Associação sempre manteve um relacionamento estreito com a Coordenação Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde", declarou Dr. Hugo Cesar Marques. À época do "Brasil Sorridente", considerado o maior Programa de saúde de Odontologia do mundo, em número de pessoas atendidas, a ABOR solicitou ao Departamento de Pós-graduação em Ortodontia da UFRJ que criasse um projeto de Ortodontia Preventiva e Interceptativa para o serviço público. Uma vez pronto, em 2012, ele foi apresentado a Coordenação Nacional de Saúde Bucal. Passados alguns anos, em meados de 2018, o Ministério da Saúde lançou o livro: A Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde. De certa forma, a ABOR comemora hoje a vitória de ver esse projeto aplicado na literatura, fruto de uma ação de anos da instituição, enfatizou o presidente da ABOR, Dr. Dennyson Holder. Durante a visita, as duas instituições trocaram os exemplares de suas respectivas obras lançadas recentemente.

Para finalizar a agenda de compromissos da ABOR, os diretores ainda estiveram no Ministério de Educação e Cultura - MEC, reunidos com a Diretora de Desenvolvimento da Educação em Saúde da Secretaria de Educação Superior, Claudia Gomes dos Reis. Na ocasião, o presidente e o tesoureiro da ABOR fizeram uma explanação acerca da Associação, desde o que é a ABOR, sua representatividade e atuação, não só para a classe ortodôntica, mas também para a sociedade em geral. E como não poderia deixar de acontecer, os diretores enfatizaram, principalmente, a preocupação da instituição com a formação dos profissionais lançados no mercado. "A ABOR se preocupa com esse quesito em especial porque preza e zela pelo tratamento de qualidade à população", enfatizou Dr. Dennyson. A representante do MEC mostrou-se sensível à causa e já convidou à ABOR para dentro em breve reunir-se novamente para discutir sobre as diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação latu sensu.

 

Seja um Associado

Associar

Nossas Redes Sociais

Endereço

RUA DR. MÚCIO GALVÃO, 480 - CEP 59.022-530 - TIROL - NATAL/ RN (CNPJ:03.819.404/0001-08)

Contato

(84) 99409-5979

contato@abor.org.br